Blog da Ju

Minha experiência profissional me mostrou que para fotografar precisamos dar ouvidos a todos os nossos sentidos.

As melhores imagens são capturadas quando o fotógrafo se torna apenas o instrumento. O melhor fotógrafo é o fotógrafo invisível e a melhor câmera é a que não é perceptível a quem é retratado. Embora estática, só a fotografia nos permite revelar o que vai pela alma a partir de uma expressão, de um brilho nos olhos, da luz, das nuances, das cores e das sombras. Ao fotografar prefiro a luz natural, a espontaneidade, a escolha criteriosa do cenário. Tenho uma preferência especial em fotografar crianças, famílias e casais. Com a fotografia consigo registar as histórias e a vida através de imagens.

Olá :)

Para apresentar a vocês este blog lanço mão de uma frase de Ivan Lima, fotógrafo, professor universitário e autor de livros sobre fotografia,  que constata:

“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história”.

Soma-se a isso, o imenso desafio dos espectadores em ler estas histórias. Cito Ivan Lima porque compartilho com ele esta descrição. A fotografia é mágica. Tanto que  sua história pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade.

Por volta de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia Antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem de luz através de um pequeno orifício. Para mim, produzir imagens é retratar a vida. É captar aqueles momentos em que a alma fala através das expressões. É registrando os momentos mais simples e espontâneos que revelamos a essência dos que são fotografados. 

Neste blog pretendo compartilhar informações sobre  fotografia, técnicas, processos para atingir os resultados, o dia a dia do meu trabalho, os cursos que frequento, as imagens que não aparecem no ensaio final, o making dos ensaios. Vamos compartilhar o universo da fotografia, que de tão vasto, é um dos mais ricos mundos englobados por uma arte. 

Ju Comparin